Search
Close this search box.

A relação entre a coluna vertebral e as doenças dos órgãos

A coluna vertebral nos dá sustentação e protege a nossa medula espinhal, responsável pelo controle de algumas funções automáticas e reflexos do corpo, bem como da dor. O cérebro envia impulsos através da medula e dos nervos, para que cada parte do nosso corpo saiba exatamente o que fazer.

Por estar conectada a todas as terminações nervosas do nosso corpo, os problemas na coluna vertebral podem causar dores e problemas em órgãos que não estão diretamente ligados a ela. Da mesma forma, dores e doenças em outras partes do corpo e órgãos também podem causar dores e problemas na coluna.

Regiões da coluna vertebral

A coluna vertebral possui as regiões cervical (com 7 vértebras), torácica (12 vértebras), lombar (5 vértebras), além do sacro e cóccix, sendo que cada parte se conecta a outros órgãos do corpo. Cada vértebra da coluna vertebral possui uma tarefa específica. Por exemplo, alterações na coluna cervical podem provocar dores de cabeça e na região do pescoço, a coluna torácica pode estar associada a queixas abdominais, e a coluna lombar está ligada aos órgãos sexuais, intestino e nervo ciático.

Desta forma, algumas doenças como pedras nos rins, pancreatite, cálculos biliares, síndrome do intestino irritável, artrite, miomas uterinos e cistos ovarianos também podem provocar dores nas costas.

Não fumar, reduzir o estresse, ter uma alimentação saudável para manter o peso corporal ideal, ter um sono de qualidade, praticar exercícios físicos regularmente, e manter uma boa postura corporal enquanto sentado são alguns dos cuidados de saúde importantes ao longo de toda a vida. A utilização de medicamentos prescritos por um profissional médico, fisioterapia, RPG, acupuntura, pilates e hidroginástica também são fortes aliados quando for o caso.

Caso os sintomas persistam, sempre procure um médico para o diagnóstico e o tratamento adequados.

Aviso: Estas informações foram de caráter meramente educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: